Pesquisar neste blog

Resenha: As aventuras de Sherlock Holmes



 Como primeira resenha do blog escolhi "As Aventuras de Sherlock Holmes".
 Sempre fui apaixonada pelo Inspetor Detetive Holmes, seja pelos do cinema, séries ou filmes. Não sei o motivo, mas, provavelmente, isso se deve pelo jeito minucioso de ele observar e descobrir as coisas. Acho que eu gosto da sensação de "como não percebi isso antes?!" que tenho quando ele explica suas conclusões.
 Enfim, o livro é ótimo! Tá certo que é uma leitura muito meio longa (a minha versão tem 479 páginas) mas se for feita aos pouco não é tão cansativa.
 O livro é narrado pelo ponto de vista do Dr. Watson, e não é segredo para ninguém a admiração que ele sente pelo parceiro de investigações, e ele consegue passar para o leitor essa quase idolatria nas descrições das resoluções dos casos, ressaltando sempre que Sherlock é um homem muito esperto.


 Apesar da retratação popular de Holmes como sendo muito egoísta e mal humorado, o personagem de Sir Arthur Conan Doyle não passa essa ideia. Pelo contrário, por vezes demonstra imensa preocupação com as pessoas envolvidas nas investigações, além de ter imensa paciência com as mesmas.
 A obra é escrita em contos, onde os casos são narrados brevemente, porém, são bem solucionados e explicados, trazendo, por vezes, mensagens inteligentes e oblíquas, dignas de certa reflexão.
"Tudo que é desconhecido passa por esplêndido"


 Agora minha parte preferida: o livro tem o incrível dom de nos transportar diretamente a Londres vitoriana, isso por causa dos modos perceptivelmente recatados dos personagens de falarem e se comportarem; entretanto, as principais responsáveis por esse transporte são as ilustrações, presentes em todo o desenrolar das histórias.
 

Então, é isso. Se quiserem saber mais sobre as aventuras do detetive mais comicamente aplicado da literatura adquiram seu exemplar.

  

Share this:

COMENTÁRIOS

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário